
O projeto A Marcha dxs Mulheradxs propôs o encontro da Cia.Livre com mestras do Ilú Obá de Min - Educação, Cultura e Arte Negra e artistas do Coletivo Estopô Balaio, para ler e re-ler a “Narrativa das Yamuricumã” (história alto xinguana).
Depois de uma primeira fase de estudo e pesquisa interna, seguida de um estudo público, as artistas que urdiram esse projeto em coletivo preferiram – ins-piradas pelas Yamuricumã, Icamiabas, Yabás, Grandes Mães e Avós do mundo – mergulhar nas histórias pessoais e trans-pessoais de suas ancestralidades diversas, para inventar outras histórias, contemporâneas, sobre mulheridades em marcha, ou não.
As travessias conjuntas geraram 5 textos inéditos:
Dupla Moradia: Refugyadus (Remix Solar) de Carmim Oxorô, Exercício de Imaginação (Radical) de Claudia Schapira, O Balanço da Noite Performances para Mulheres Negras Radicais de Olaegbé Jéssica Nascimento, Partida: Um Jogo sobre os Campos do Coletivo Estopô Balaio e Raspar a Terra de Bárbara Esmenia
O projeto encerrou-se com a elaboração e apresentação de cinco exercícios cênicos e com a publicação de um livro com as cinco dramaturgias. Muvucas potentes para projetos futuros.
Desfrutem dessas travessias.

