ESPETÁCULOS
OBJETO CONFERENCIA PARA INVENTARIO INACABADO
Sinopse/Realese
Antecedentes: uma não-ação. A peça Depois do Expediente, do autor alemão Franz Xaver Kroetz (com tradução de Francisco Medeiros e José Rubens Siqueira), foi ensaiada pela Cia. Livre de Teatro no início do ano de 2003. Sob a direção de Cibele Forjaz, a atriz Isabel Teixeira se rendeu a executar todas as ações físicas descritas pelo autor, numa encenação onde as linhas de tensão eram desenhadas na dança entre a atriz e os objetos que a circundavam. Kroetz teceu um elogio mudo à solidão, um texto-rubrica onde descreve uma pauta de ações cotidianas de sua única personagem, a Srta. Rasch, desde o momento em que ela chega em casa depois de um dia de trabalho, até o desfecho surpreendente da peça. Isabel, na época dos ensaios, estava grávida de seu primeiro filho e, quando a barriga surgiu, a solidão existencial da personagem ficou sem sentido. A peça teve, portanto, vida curta na trajetória da Cia. Livre, realizando apenas uma apresentação na Oficina Cultural Oswald de Andrade, captada em vídeo pelo cineasta Sérgio Roizenblit. Depois, calou para sempre.
Lembra de mim! No aniversário de nascimento da Cia. Livre, em setembro de 2010, Depois do Expediente, a peça que "poderia ter sido e não foi", resolve abandonar a tumba. Enrolada em sua mortalha, um parangolé de objetos grávidos, suplica lua nova e faz com que façamos coro com Hamlet: "Por que teus ossos, devidamente consagrados, enterrados com as devidas cerimônias romperam a mortalha? Por que o sepulcro onde te pusemos tão tranquilamente, abriu suas pesadas mandíbulas de mármore para te jogar outra vez nesse mundo?" Passado o susto, o enigma agora pede nossa ação. O parafuso volta a se mover. Isabel está grávida pela segunda vez. A barriga já despontou e proclama vida a olhos vistos. A peça volta a excitar nosso sangue e não podemos deixar tudo dormir.
Objeto-Conferência para Inventário Inacabado (obra aberta em 7 movimentos) é o esboço da nossa ação. Um estudo cênico aberto ao público. A construção da dramaturgia só se completa na presença do espectador. Trata-se, enfim, de uma peça grávida. O ponto de partida é um "objeto-conferência" sobre Depois do Expediente. Aos poucos, ficção e realidade se misturam, trazendo à luz, em plena cena, uma dramaturgia inédita: o "Inventário". O diálogo entre uma obra específica de um autor alemão e a dramaturgia que se reinventa em cena pela atriz no momento presente do espetáculo, abre caminho para o nascimento de um teatro que se faz com crises e simbioses.
A peça continua a se fazer, em processo profundo e longuíssimo... Cada vez que mexemos nela uma criança nasce! Dedicado a Diego e Flora Teixeira Setton. Com estréia prevista para agosto de 2012.
Programação Gráfica
Histórico
PROJETO KROETZ
[O Ninho, Alta Áustria e Depois do Expediente]
Residência da Cia.Livre na Oficina Cultural Oswald de Andrade sobre Franz Xaver Kroetz
Oficinas de Direção/Iluminação/Direção de arte
As oficinas acompanham os ensaios e criação dos espetáculos:
“O Ninho”, “Alta Austria” e “Depois do Expediente”, de Franz Xaver Kroetz
Realização: Departamento de Formação Cultural/Secretaria de Estado da Cultura
Coordenação: Cibele Forjaz, Isabel Teixeira, Alessandra Domingues e Simone Mina
Apresentações
Teatro da Oficina Cultural Oswald de Andrade – Maio de 2003
Festival Internacional de São José do Rio Preto - 2003
Ficha técnica original
OBJETO CONFERENCIA PARA INVENTARIO INACABADO
Texto Conferência
Isabel Teixeira
Direção
Cibele Forjaz
Direção de Arte
Simone Mina
Direção Musical
Miguel Caldas
Luz
Cibele Forjaz
Assistência de Direção e Produção Executiva
Rodrigo Batista
Fotos
Cacá Bernardes
Projeto Gráfico
Isabel Teixeira, Cacá Bernardes, Miguel Caldas, Rodrigo Batista,
Administração
Eneida de Souza
DEPOIS DO EXPEDIENTE, O FILME (2003)
Elenco
Isabel Teixeira
Direção
Cibele Forjaz e Sérgio Roezenblit
Direção de Arte
Simone Mina
Iluminação
Alessandra Domingues
Direção de fotografia
Sérgio Roezenblit
Assistência de Direção e Produção Executiva
Helena Ferreira
Edição
Isabel Teixeira
Agradecimentos
Luíz Maurício, Francisco Medeiros, Christine Rohrig